Chip Tuning
O que é reprogramação de injeção eletrônica (Remap)?
Remap nada mais é do que uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade.
Esse serviço pode ser feito em diversas categorias de veículos, como carros, motos, camionetes, caminhões, máquinas agrícolas e até mesmo em moto aquática. Todo veículo que tenha uma peça chamada de central eletrônica de injeção (ECU), pode receber uma reprogramação. É por meio dessa central que se tem acesso a informações que, quando alteradas levarão a uma otimização do veículo, aumentando a potência do motor e o torque.
Para alterar, são basicamente 3 passos: o profissional acessa a central, faz a leitura, depois é criado um novo software. Na iLoc Car Diagnostics esse novo software é desenvolvido por uma equipe especializada de engenheiros da Europa, e segue o mesmo padrão de qualidade europeu. Por fim é feita a gravação desse novo software no seu veículo.
Caso o veículo tenha que voltar ao software original, a iLoc Car Diagnostics tem um backup de todos os softwares originais dos automóveis que já foram feitas a reprogramação de injeção eletrônica.
Por que fazer remap?
A programação original é feita nas fábricas dos automóveis e essa programação é limitada para que o veículo ande em certas situações que são simuladas ainda na fabricação.
Nem sempre tal programação corresponde ao potencial do motor, daí a necessidade de fazer uma reprogramação de injeção eletrônica, liberar os cavalos e melhorar a eficiência dos veículos.
Há reserva de potência na grande maioria dos veículos, mas é válido ressaltar que existem regras e impostos em cada país, por isso alguns modelos idênticos, são vendidos em um país com uma potência e em outros com outra potência.
Vantagens do remap
Para esclarecer quais são as principais vantagens que a reprogramação de injeção eletrônica pode proporcionar, os veículos serão divididos em 5 grupos diferentes:
- Veículos leves/camionetes
- Caminhões
- Máquinas agrícolas
- Motos
- Náuticos
É interessante classificar dessa maneira não só pelo porte e características originais de cada veículo, mas é importante também pelos diferentes resultados que cada categoria suporta.
Esse é o grupo que impulsionou a reprogramação de injeção eletrônica no mundo, desde a década de 90. Aqui no Brasil as primeiras centrais reprogramadas tinham o objetivo de conversão de combustível. A procura por converter um automóvel com motor original à gasolina para o álcool, aumentou bastante ainda mais depois que houve a queda no valor do etanol que chegou a custar cerca de R$ 1,00 (um real) o litro.
Com a chegada dos motores Flex e o aumento no valor do etanol nos postos de combustível, a reprogramação de injeção eletrônica mudou de foco, o objetivo agora era para conseguir mais potência, torque, melhorar a economia de combustível e a dirigibilidade.
Em um veículo reprogramado, a resposta será melhor, ou seja, não é preciso pisar tanto para que o veículo desenvolva bem, seja em uma subida ou na retomada de uma ultrapassagem.
Outros ganhos que se destacam são, uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados. Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro. Esses ganhos são variáveis, nem todos terão a mesma porcentagem de ganho, pois cada carro tem sua especificidade, mas duas vantagens para todos os motoristas são, mais potência e segurança.
Com a popularização da reprogramação de injeção eletrônica outras categorias começaram a buscar essas melhorias e ganhos. Assim então que os veículos pesados a diesel, começaram a ganhar espaço e fazer parte desse cenário.
Além da melhoria de potência do motor, os ganhos de torque, os motoristas de caminhões notaram vantagens em outros pontos como, por exemplo, uma melhor resposta e desenvolvimento do motor. Isso, para quem vive na estrada, é de um grande ganho pois proporciona viagens mais curtas, menos troca de marcha, economia de combustível e isso no fim de uma viagem pode significar até mesmo menos desgaste da saúde física do motorista.
Com o avanço da tecnologia também inserida no maquinário agrícola, essa categoria também pode fazer a reprogramação de injeção eletrônica e os ganhos para o produtor rural são excelentes.
Motores mais fortes trabalhando em menos tempo e possibilitando uma atuação maior na sua área de produção, são alguns dos ganhos em máquinas agrícolas.
Um motor agrícola com mais torque e mais capacidade, trabalhando em uma área com giro menor, traz também ganhos de consumo, o que aumenta significativamente o tempo de vida útil do motor. O produtor vai levar mais tempo para precisar fazer manutenção ou trocar de máquina, que não são baratas, ou seja, no fim das contas é mais lucro ao bolso do produtor rural.
Para os motociclistas que amam pilotar sob duas rodas, também é possível aproveitar as vantagens da reprogramação de injeção eletrônica. As motos ganham ainda mais poder de aceleração em todas as faixas de giro, é a convicção de ter um perfeito equilíbrio entre o ganho de desempenho e mais prazer ao pilotar em altas ou baixas rotações.
Mesmo sendo supermáquinas, saiba que você pode aumentar ainda mais a potência da sua Moto.
Grupo ainda desconhecido por muitos clientes, mas que tem um potencial para atingir grandes ganhos. A linha de veículos aquáticos também pode passar por uma reprogramação de injeção eletrônica e melhorar a capacidade de resposta, torque e potência, o que garantirá passeios ainda mais esportivos e divertidos.
Stage 1
Modificação para quem deseja o ganho de potência e torque em seu veículo de forma segura e sem a necessidade de substituição de componentes mecânicos. O Stage 1 é a preparação de veículos feita via software padrão, ou seja, sem alterações mecânicas.
Nossos programas são desenvolvidos sempre dentro da margem de segurança do veículo/máquina. Jamais colocaremos potência e torque excessivos que possam danificar prematuramente o conjunto
Os ganhos partem de 15% em potência e torque e vão até incríveis 65% dependendo do veículo. Das inúmeras vantagens, podemos apontar 3 principais, mais potência, mais produtividade e mais segurança nas ultrapassagens. Recomendado para todos os veículos/máquinas.
Desligamento de válvula EGR
O sistema de EGR tem função de auxiliar na limpeza dos gases do escapamento, e isso acontece circulando uma parte desses gases e os jogando novamente no sistema de admissão. O ar quente admitido e misturado com o combustível para a explosão dentro da câmara de combustão está muito mais quente e poluído do que apenas o ar atmosférico. Este processo suja o sistema de admissão e pode causar problemas graves no sistema.
Com nosso serviço EGR OFF esse sistema é desligado, evitando que os gases quentes e poluídos do escapamento retornem para a admissão. Com essa solução o motor vai ser mais eficiente com melhor economia de combustível.
Remoção de filtros de partículas (DPF)/CAT
O filtro de partículas diesel é um sistema projetado para auxiliar na limpeza dos gases de escapamento, mas é comum que após um tempo de uso do veículo, o filtro DPF perca sua capacidade de filtragem e eficiência, acendendo luzes de advertência no painel e fazendo o veículo entrar em modo de proteção.
Diante desse problema a melhor solução é a realização de uma reprogramação da central de injeção (ECU), desligando os sensores e todas as funções do sistema de DPF. Isso permite a instalação de um cano de “DPF Delete” (cano direto sem o filtro). O veículo passa a funcionar sem a necessidade da existência ou funcionamento deste sistema, ou seja, nunca mais o problema vai voltar.
Remap para Máquinas Agrícolas
Essa categoria também pode fazer a reprogramação de injeção eletrônica e os ganhos para o produtor rural são excelentes. Nossos mapas são desenvolvidos por uma equipe especializada de engenheiros europeus, altamente treinada e que segue um rigoroso padrão de qualidade.
Motores mais fortes trabalhando em menos tempo e possibilitando uma atuação maior na área de produção, são alguns dos ganhos em máquinas agrícolas. Um motor agrícola com mais torque e mais capacidade, trabalhando em uma área com giro menor, traz ganhos de consumo, o que aumenta o tempo de vida útil do motor.
O produtor vai levar mais tempo para precisar fazer manutenção ou trocar de máquina, que não são baratas, ou seja, é mais lucro ao bolso do produtor rural.